sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Wilma de Faria encara pela primeira vez Unidade Potiguar na mesa de negociação sobre 2010

Bruno BarretoEditor de Política
A governadora Wilma de Faria (PSB) recebe, em sua residência, hoje pela manhã, os integrantes da Unidade Potiguar, para conversar sobre política. É a primeira vez que a chefe do Executivo estadual se reúne com o mais novo grupo político do Estado.
A chefe do Executivo estadual pretende anunciar o nome do seu candidato ao Governo do Estado até o final deste ano, mas a reunião de hoje não tem caráter definitivo. O encontro servirá para debater alguns pontos sobre a definição deste apoio. "Quando a Unidade Potiguar foi criada com a união de alguns partidos liderados por Henrique, João Maia e Robinson, a proposta era integrar os candidatos em uma discussão única para a união da base, para pleitear o apoio da governadora Wilma. Esse é o momento de combinar alguma estratégia, é um passo que já era esperado", disse em entrevista à 96 FM de Natal o secretário-chefe do gabinete civil, Wagner Araújo.
O auxiliar de Wilma de Faria deu pistas de como procederá a reunião, adiantando alguns dos critérios. "Acho que o bloco vai terminar abrangendo os demais candidatos, inclusive o vice-governador Iberê ao sistema. A governadora tem falado que o critério para escolha do candidato será a condição eleitoral para enfrentar o embate. O que tiver melhor respaldo e receptividade do eleitorado, dando importância relativa à saúde, segurança, educação", acrescentou.
O secretário negou que o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) esteja sendo privilegiado e disse acreditar que o pessebista se integre aos pré-candidatos da Unidade Potiguar. "A expectativa é que essa integração possa avançar e chegar a todos que postulam o cargo do governo. Se mantido o cenário atual, a governadora vai se desvincular em abril do ano que vem, e o atual vice (Iberê) vai assumir o cargo. Sendo assim, ele não poderá ser coadjuvante: vai administrar mas também exercer o papel de líder", frisou.
Integram a Unidade Potiguar o PMDB do deputado federal Henrique Alves, o PR do deputado federal João Maia e o PMN e PP comandados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário