terça-feira, 22 de setembro de 2009

Caminhada chama atenção da sociedade para o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


Mobilizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência como forma de promover a inclusão. Este foi o principal objetivo da caminhada alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O manifesto, realizado ontem, saiu da praça Antônio Gomes (em frente ao Museu) rumo à praça Rodolfo Fernandes.
O evento contou com a participação de membros das associações dos Deficientes Físicos de Mossoró (Adefim), dos Cegos de Mossoró (Acemo), dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM), dos Surdos de Mossoró (Asmo), dos Renais Crônicos de Mossoró (Arcam), de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Grupo Aprendendo a Viver Positivamente (GAV +).
De acordo com o presidente da Acemo, "Joãzinho", a caminhada visa chamar a atenção da sociedade para as lutas, dificuldades e conquistas das pessoas com deficiência. "Esta é uma forma de quebrar o preconceito e assegurar direitos iguais para todos", destaca.
Dando continuidade à programação, durante todo o dia de hoje, será realizado o VII Seminário Temático do Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência. Neste ano, o encontro tem como tema "Seguridade Social: Consolidando a Cidadania". A atividade será promovida a partir das 7h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons).
Conforme João Ferreira, um dos organizadores do evento, o seminário terá início com a apresentação do grupo da Apae, seguido da atração musical com Mirian Gurgel, que faz parte da Acemo. Logo após, terá uma palestra sobre o tema geral do encontro, abrindo oficialmente o evento.
Ao longo do dia, serão promovidas mesas-redondas sobre subtemas relacionados à reflexão geral. No total serão quatro mesas-redondas, onde serão debatidos "Direito da Pessoa com Deficiência", "Política Nacional da Saúde e Responsabilidade do Gestor Municipal", "Política Nacional de Assistência Social e as Pessoas com Deficiência" e "Um Olhar sob a Operacionalização do BPC e Reabilite".
A programação se encerra às 16h, com a apreciação dos trabalhos discutidos ao longo do seminário e as propostas elaboradas pelos grupos de apresentações. Por fim, haverá a entrega dos certificados aos participantes do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário